Pesquisar este blog

sábado, 11 de outubro de 2014

Comentários sobre algumas declarações do Olavo

Olavo disse: " É preciso selecionar as pessoas que você quer que gostem de você".

1) Não adianta eu fazer as pessoas quererem gostar de mim - se eu fizesse isso, o parecer ser bastaria. 

2) Mesmo que eu queira muito a amizade de alguém, nada posso, se Cristo não for o critério dessa amizade. Pois as falsas amizades, as lealdades forçadas, nascem do fato de que você selecionou e quis que aquelas pessoas em especial gostassem de você - em outras palavras, essas falsas amizades nasceram de uma imposição nascida de uma sabedoria humana dissociada da divina. A minha juventude inteira foi marcada dessa forma, pois tentei a todo custo fazer com que as pessoas que escolhi gostassem de mim - e as coisas não funcionaram do jeito que esperava.

3) Além disso, não é sensato que você selecione. As coisas devem ser deixadas no tempo de Deus. Tudo o que você deve fazer é servir e servir dentro da conformidade com o todo que vem de Deus. E quanto mais você é conforme o todo, mais as pessoas precisam dizer sim, de modo a que sejam parte da sua vida - só assim que você reverte a vida marcada por nãos discriminatórios e excludentes, causa de toda a injustiça disseminada na sociedade. Se você ama e rejeita as coisas tendo por fundamento Jesus Cristo, seus amigos devem agir da mesma forma.

Olavo disse: "Amigos não são mais do que meia dúzia. Passou disso, você já está com sinais de carência afetiva".

1) A quantidade dos meus amigos não pode ser determinada por sabedoria humana dissociada da divina. 

2) Quando você serve bem a Cristo, maior é a exigência que se recai sobre eles para que possam responder da mesma forma. 

3) Limitar-se por conveniência a cinco ou seis é uma quantidade muito arbitrária. Só os melhores é que servirão - e a quantidade se dá por conta de Deus e da circunstância.

Olavo disse: "Se você não tem espírito de seleção, você não tem nobreza"

1) Eu deixei de selecionar meus amigos há muito tempo - eu deixei que me escolhessem. Para ser bem escolhido, esvaziei-me de mim mesmo - deixei que meu serviço à verdade e à constância de Cristo fosse o critério de seleção natural necessário, de tal modo a que me afastasse dos inúteis e que só os nobres servissem. O que faço já afasta os demônios, pois amigo é quem ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. Não pode ser seu amigo quem não é conforme o todo que vem de Deus. 

2) Nobreza é compromisso com a excelência, coisa que se dá em Cristo. 

3) Amigo não se escolhe com base em sabedoria humana dissociada da divina - amigo é quem responde sim junto com você àquela missão que recebemos do Cristo Crucificado, desde Ourique. Por isso, sempre tento me pautar em critérios objetivos e não subjetivos, de modo a saber quem vai comigo até o fim da vida.

Olavo disse: "Amigos são aqueles que compartilham valores com você".

1) Só neste ponto estou de acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário