Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Sobre o processo de hojificação cristã


1) O que mais importa para uma pessoa que se sente bem servindo ao próximo é ter um senso contínuo e permanente da missão.

2) Essa pessoa não pode ver o amanhã como uma folha de papel em branco de tal modo a esquecer o que já foi feito, a não ser para apagar o mal que há dentro dele, que deve ser removido, e reescrever as coisas de modo a corrigir os erros da própria história, em Cristo fundado. E para se apagar o mal, de modo permanente, o hoje deve ser eterno e permanente, de tal modo a que vença o pecado, através da fé, da esperança e da caridade, causa do verdadeiro e justo amanhã.

3) O senso de missão se funda na luta diária contra o pecado e no senso de servir ao próximo, em Cristo fundado. Para a vida fazer sentido, toda a energia deve ser depositada nessa missão. Naturalmente, o corpo cansa e pede o descanso, um tempo de sono, de repouso restaurador.

4) O sono que restaura não se mede pela quantidade de horas dormidas, mas na qualidade do descanso.

4.1) Uma pessoa bem alimentada come com prazer e não precisa de mais alimento, quando se sente satisfeita e restaurada em seu senso de missão - e quando come com prazer ela não vê na comida como o confessionário, o lugar onde deve jogar suas frustrações; o mesmo vale para a bebida. Quando a pessoa come ou bebe precisando, de modo a fazer disso um confessionário, nós temos a gula, pois a comida ou a bebida virou ídolo. Quando o sono o lazer se tornam confessionários, nós temos a indolência, a preguiça.

4.2) O sono saudável pede um descanso, uma pausa - mas ele não tem o condão de fazer esquecer você do senso de missão de servir a Cristo hoje, aqui na Terra, de modo a se ter o paraíso, amanhã, lá no Céu.

4.3) O bom sono traz o amanhã para o hoje. Esse processo de capitalização espiritual, que renova as forças e as esperanças, é um processo de hojificação cristã.

4.4) Essa hojificação nos leva a edificar uma civilização, de modo a que conservemos a dor de quem morreu na Cruz por todos nós, de modo a que a borracha verdadeira seja passada na nossa alma: a eucaristia.

4.5) Bom alimento, bom sono, lazer e eucaristia são os quatro pilares pelos quais o corpo e a alma se mantêm íntegros, de modo a que não esmoreçam em face da corrupção do tempo e dos vícios do mundo.

4.6) Eles são os quatro evangelhos vistos de maneira hojificada, coisa cujo fundamento se respalda na atualização constante da santa tradição que recebemos do Santos Apóstolos, de modo a enfrentar os nossos tempos de crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário