Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Dos dois tipos de usuário da rede social - o caso do Facebook

1) Existem dois tipos de usuários de facebook, dignos de nota:

1.1) Aquele que escreve reflexões

1.2) E aquele que compartilha reflexões dos outros

2) Quem compartilha reflexões dos outros alimenta todo aquele que escreve reflexões. Por conseguinte, as boas reflexões escritas são compartilhadas.

3) Quem compartilha reflexões não pode compartilhar por compartilhar - ele precisa ser um bom leitor, ser um bom ouvinte e ter critérios. Para se compartilhar uma boa reflexão e evitar os boatos, os filtros devem ser bem apurados. E uma vida intelectual bem ativa precisa ser estabelecida.

4) Quando se tem o hábito de compartilhar reflexões, é preciso que se faça a ponte, o intermédio, chamando a quem interessar possa - não a qualquer um, mas quem realmente pode produzir uma boa reflexão sobre o assunto, pois conversa puxa conversa - eis aí um elemento crucial para a capitalização moral, que se funda numa cultura de debate, coisa que havia no Império e se perdeu na República.

5) É esse tipo de cultura que dá causa a uma ética virtual. As coisas precisam ser ditas em caridade e de modo a edificar o senso de se tomar o país como um lar e não como uma religião de Estado, fora da conformidade com o todo que se dá em Deus,

Nenhum comentário:

Postar um comentário