Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Miscigenação como política de Estado

1) A miscigenação foi um fator fundamental para a ocupação efetiva do continente americano, sobretudo na região situada entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. 

2) Essa região ocupa boa do continente americano e é de clima bem inóspito para povos que produzem pouca melanina na pele. Muitos europeus pereceram por não terem sido capazes de sobreviver a esse tipo de clima.

3) Naquele tempo, A tecnologia de climatização de plantas não era bem desenvolvida. E foi justamente para se resolver esse problema que se buscou o desenvolvimento da ciência botânica, de tal modo  que a climatização de plantas se tornasse possível, facilitando então a imigração européia para outros territórios no mundo, mesmo os de clima inóspito.

4) O maior exemplo de colonização dessa forma é Guiana Francesa - ela só começou a ser efetivamente ocupada somente a partir da climatização de plantas. 

5) Dessa climatização, povos de vários locais diferentes sob a proteção da França imigraram para a Guiana e acabaram se misturando. Dessa miscigenação, surgiu um povo de formação francesa e que fosse capaz de sobreviver ao clima local.

6) A Amazônia foi um dos últimos lugares no continente americano a ser colonizado, justamente porque o ambiente era muito hostil. E para se colonizar a região, era preciso que se desenvolvessem homens capazes de agüentar o clima inóspito da região, de tal modo que pudessem servir a seus países nestas terras distantes.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2014 (data da postagem original)

Nenhum comentário:

Postar um comentário