Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Comentários sobre o que aconteceu no Rio nas eleições de 2014


1) Pessoas que votam em Freixo tendem a escolher seus presidentes baseados na idéia de que eles vão salvar a pátria ou o estado. Salvacionismo é um sintoma muito grave de que o país é tomado como se fosse religião, causa de apatria sistemática.

2) A idéia do homem forte e do salvacionismo estão no imaginário do povo de uma maneira muito arraigada. Isso é uma coisa que precisa ser varrida da consciência nacional já, de tal modo a que possamos tomar o Brasil, como um lar em Cristo.

3) Essa idéia está tão distribuída que tanto o positivismo quanto o comunismo comungam da mesma tradição autoritária - e não é à toa que surgem Bolsonaros eleitos nas mesmas eleições em que frouxos morais, como o Freixo, são eleitos.. Principalmente se partir de um povo que renegou sua herança de Capital do Império, como o carioca.

4) O PSOL, o velho PT, é herdeiro vivo dessa tradição salvacionista. Eles não passam de uma máscara, de uma hipocrisia, pois dão causa a que o PT nefasto, gramsciano, tome de vez o poder para todo o sempre.

5) O analista eleitoral, para estudar o caso do Rio, precisa ser um psicanalista eleitoral. Talvez o  meu amigo Eduardo Bisotto não explique isso - talvez Freud consiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário