Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Não se pode combater o racismo e a xenofobia sem se combater o nacionalismo primeiro

1) Nacionalismo é nação tomada como se fosse religião de Estado, de tal modo a que nos afastemos da conformidade com o todo que vem de Deus.

2) O nacionalismo deriva do determinismo geográfico e o do atavismo.

3) Se um determinado povo toma um lugar como um lar, a origem étnica e lingüística desse povo será elevada à condição de religião, se o nacionalismo for sempre levado em conta.

4) A cultura etnocêntrica, de raça e língua tomados como se fossem religião, é causa de racismo e xenofobia.

5) Para se combater o racismo e a xenofobia, é preciso se combater o nacionalismo, a cultura de se confundir a nação com a figura do Estado. Por acaso o filho do brasileiro nascido fora do Brasil é menos brasileiro que o nascido aqui? A verdade é que o verdadeiro brasileiro toma o Brasil como um lar e não como religião. Muitos tiveram de aprender essa lição saindo do Brasil, dado que a nossa cultura não nos ensina a tomar o país como um lar, mas como religião, o que é causa de apatria.

6) Os sensatos de certo modo são obrigados a fazer uma diáspora, de modo a aprender os valores da nobreza e da excelência - e isso eles têm que aprender com os outros povos, através da vivência - e esse tipo de coisa não pode ser totalmente destilada em teoria, pois certas coisas são indizíveis, posto que são ensinadas do ponto de vista dos sentidos - muito desse processo de se tomar o país como um lar depende do ver, do ouvir, do provar, do tocar e até do cheirar, pois até os cheiros nos remetem a um lugar. 

7) É por causa dessa vivência que vem de fora que o Aécio foi eleito de maneira esmagadora fora do Brasil, pois o PT é a síntese extrema de todo o mal republicano que nos domina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário