Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Para se pensar bem, é preciso fazer um pouco de bricolagem


1) O segredo para ser um bom pensador é fazer um pouco de bricolagem - é preciso levar o hábito do "faça você mesmo" para os livros. Por isso faça de Deus e a ciência da conformidade com o todo que d'Ele procedem seus guias, de tal modo a que você faça o desmonte perfeito e o manejamento perfeito, de modo a fazer uma boa engenharia intelectual e social, de tal modo a edificar coisas nas mentes das pessoas, sem que elas esqueçam Cristo e a Cruz, causa de tudo aquilo que é bom por si mesmo.

2.1) Desmonte as idéias de A, só para ver como elas de fato funcionam 

2.2) Ao examinar as idéias de B, desmonte-as e introduza nelas as idéias de A que forem em conforme com o todo de Deus. 

2.3) Se as idéias de B forem em conformidade com o todo de Deus, elas serão aprimoradas e as idéias de B ficarão mais claras - e o crédito será dado a você, pois você foi o sistema perfeito que integrou as idéias dispersas de A e B, de modo a chegar a um caminho mais claro até Deus - em outras palavras, você praticou o verdadeiro individualismo metodológico, fundado em Cristo Jesus. 

2.4) Se elas, as idéias de B, estiverem fora da conformidade com o todo, elas se revelarão verdadeiras falácias, a tal ponto que você deve evitá-las e denunciá-las, justamente por não serem boas. Faça isso de modo caridoso.

2.5) Se você for fazendo isso com C, com D e assim sucessivamente, você saberá o que deve ser retido, após examinar todas as coisas. Enfim, você terá praticado aquilo que São Paulo tanto falou: experimentai de tudo, ficai com o que convém. E o que convém é o que é bom e necessário, que nos leva à conformidade com o todo de Deus. Em outras palavras, o que é bom nos faz conservar a dor de Cristo, que morreu por todos nós na Cruz. E é da lembrança sistemática e constante da dor de Cristo que temos a liberdade fundada n'Ele e por Ele e para Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário