Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Conselho para os falastrões


1) Se você é daqueles que faz da voz algo semelhante com o que faço com a escrita, tenha sempre um estenotipista sempre contigo. Só ele pra conseguir captar com alguma precisão o fluxo mais ou menos correto e constante daquilo que você fala, quando você é sábio.

2) Uma obra conforme o todo de Deus nasce através do trabalho - nasce de coisas concretas, meditadas e estudadas. Ela jamais nasce do improviso, fundado numa sabedoria humana dissociada da divina, alimentada por pessoas que levam a sério o que você fala - esse tipo de coisa te leva a uma ilusão de prestígio pessoal, coisa que nos bloqueia à lembrança de Deus, por alimentar a nossa vaidade.

3) Digo isso porque sei que a obra de Pasquale Mancini, que advogou o fato de que a nação deve ser tomada como se fosse uma segunda religião, nasceu do improviso e dessa ilusão de prestígio. Afinal, ele era um esquerdista - e esse tipo de gente não é racional. 

4) Então, partindo-se desse ponto de vista, heresias fundadas nisso serão edificadas, até gerar verdadeiras doutrinas totalitárias - como o fascismo, que é o socialismo fundado na idéia de nação tomada como se fosse religião. E o maior exemplo disso é que a lembrança do Antigo Império Romano foi tomada como se fosse religião, de modo a inspirar algo nefasto, que poderia fazer com que a Igreja fosse para as catacumbas novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário