Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Notas sobre o significado do laranja, enquanto cor que prepara o caminho para o vermelho, a cor do totalitarismo por excelência

1) Quando se dá muita atenção às coisas do mal, fundadas no pecado original, a cor que costuma se atribuir ao conservantismo é laranja, que é a combinação de vermelho (cor do mal) com amarelo (cor da atenção).

2.1) Uma das marcas desse amor se dá pelo que se conserva conveniente e dissociado da verdade, que é o amor de si - e isso se da através do materialismo e do hedonismo.

2.2) Heréticos como Calvino costumam atribuir à riqueza um sinal de salvação - e o amor ao trabalho, como um acessório que segue a sorte fundada no amor ao dinheiro, é o que marca a ética protestante e o espírito do capitalismo.

2.3) A Holanda, que adota como cor nacional a cor laranja, se tornou o primeiro país da História a seguir essa ética. Os Estados Unidos, ao romper com os valores da Inglaterra, passaram a adotar por modelo essas coisas que vieram da Holanda, já que a principal a cidade deste país, Nova York, foi fundada pelos holandeses, sob o nome de Nova Amsterdam - e não é à toa que o nome "yankee" é uma corruptela de uma palavra holandesa: janker, que é uma espécie de nobreza aburguesada, uma vez que construiu seu poder e influência comprando títulos de nobreza, por meio dessa ética protestante. E foram esses mesmos jankers que fizeram a unificação da Alemanha, coisa que foi liderada pela Prússia.

3.1) Os Estados Unidos adotaram valores conservados convenientes e dissociados da verdade como a base de sua constituição - e isso edifica liberdade para o nada.

3.2) De uma tradição constante de liberdade para o nada vem o relativismo moral, a decadência moral mascarada de progresso material, tecnológico e científico. Da imitação sistemática disso veio a globalização da cultura revolucionária. Desse caminho preparado pelo libertarismo (da liberdade fora da liberdade de Cristo, coisa que é praticada de maneira sistemática) vem o totalitarismo, do qual vem o fascismo (socialismo de nação), o nazismo (socialismo de raça) e o comunismo (socialismo de classe).

3.3) Como disse o Olavo, a mentalidade revolucionária é uma cultura - e o comunismo é decorrência dessa cultura.

4.1) Se o laranja é o último grau da escala de atenção, é porque ele prepara o caminho para o perigo, cujo símbolo é vermelho. E é da liberdade voltada para o nada que se prepara o caminho para o comunismo.

4.2) O comunismo constrói seu poder por meio de crimes. Nos tempos da Revolução Russa, era por meio de roubos e assassinatos; quando atingem o poder, eles usam meios mais sofisticados como corrupção e lavagem de dinheiro. E eles não têm escrúpulos de usar membros de família como laranjas de seus negócios escusos - basta ver o Lula, por exemplo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 2016.

Matérias relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/08/se-o-amarelo-e-cor-da-atencao-entao-e.html

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com.br/2016/08/notas-sobre-o-amarelo-enquanto-cor.html

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/09/notas-sobre-as-cores-neutras.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário