Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O catholicismo - a ordem fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus - não é totalitarismo

1) Se o Todo transcende a soma das partes, isto não quer dizer necessariamente que as partes estejam automaticamente superadas. Até porque as partes continuam servindo de escola de modo a nos preparar para aquilo que é conforme o Todo que vem de Deus, tal como a província é a escola pela qual aprendemos a tomar o país como um todo como se fosse um lar em Cristo, o que nos prepara para a Pátria definitiva, que se encontra no Céu.

2.1) O comunismo tem a pretensão de querer ser Igreja fundada na conformidade com o Todo que vem do homem que quer ser Deus. É por conta dessa pretensão que o Estado - que é, segundo Hegel, o ponto culminante das realizações humanas - tende a superar ou mesmo eliminar as contradições sob as quais este mesmo Estado está constituído.

2.2) Por conta disso, ao invés de haver uma solução construída na concórdia, na negociação, tal como na boa política se costuma fazer, a solução para estes casos é a força, a violência, a tal ponto que a situação fica insustentável e esta ordem malévola acaba caindo, justamente por conta de ser perversa.

2.3) Só meios perversos é que garantem a sustentação de algo perverso, artificialmente falando: a união de todos magnatas do mundo que amam o dinheiro como se fosse a Deus, visto que o comunismo é amante do dinheiro e quer isto para si também.

2.4) Se o globalismo tem a pretensão de ser o que o cristianismo é, então o comunismo precisa ser mantido na mesma comunhão dos magnatas do mundo inteiro, do mesmo modo que o Papa e os bispos do mundo inteiro o fazem no Cristianismo

2.5) Como esse tipo de coisa se funda na mentira, então ela nunca destruirá a verdade. E quem vive para ela, fundada no senso de se conservar a dor de Cristo, não substituirá isso por aquilo que se funda conveniente e dissociado da verdade, ainda que essa mentira seja pregada sistematicamente, como se fosse verdade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário