Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Efeitos da indústria acadêmica no Brasil: a indústria das indenizações e o estímulo à cultura do conflito, do dissídio

1) 50 mil advogados são formados todos os anos no Brasil, num contexto em que morrem 70 mil pessoas por ano. Ou seja, todo advogado recém-formado vai pegar um homicídio. Como é mal formado, não será um bom assistente de modo a fazer o criminoso restituir em dinheiro indenizado aquilo que destruiu: a vida de alguém.

2) Se já não bastasse a indústria das indenizações, há ainda a indústria das indenizações que decorrem de danos permanentes, decorrentes de crimes permanentes, estigmatizantes. Crimes de homicídio pedem advogados com sensibilidade humanística, de modo a defender os interesses da família da vítima - e esses recém-formados, esses jumentos fabricados numa indústria acadêmica da vida, não têm.

3) Se isso é realidade no micro, imagine no macro: somos 200 milhões de habitantes e há cerca de 100 milhões de processos a serem julgados no país. Praticamente um processo para cada dois habitantes - é como se todo mundo estivesse brigando com todo mundo. De fato há uma guerra civil - e ela está nos tribunais. Eis o que dá a chamada cultura de litigância: ela leva a dizer o direito para o nada, o que edifica liberdade para o nada. É uma desgraça completa.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 6 de setembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário