Pesquisar este blog

domingo, 25 de setembro de 2016

Todos os caminhos decorrem de Roma ou notas sobre a árvore genealógica dos impérios

1) De Roma, surgiram dois impérios: o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente, sendo que este último virou Império Bizantino.

2) O Império Romano do Ocidente durou até o ano 476 da Era Cristã. Tempos depois, este Império Renasceu com o nome de Sacro Império Romano-Germânico, que durou até o tempo das Guerras Napoleônicas.

3) O Império Bizantino durou até o ano 1453 da Era Cristã e seu sucessor é o Império Russo. Não é à toa que Moscou é chamada também de terceira Roma.

4) O Sacro Império Romano-Germânico foi sucedido pelo Império Austro-Húngaro, que durou até o fim da Primeira Guerra Mundial. Deste império nasceu a princesa Leopoldina, razão pela qual temos o amarelo em nossa bandeira.

5.1) De Carlos Magno, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, surgiu el-Rei D. Afonso Henriques, que recebeu de Cristo a missão de servir a Ele em terras distantes. O Brasil foi descoberto e o descobrimento levou ao desdobramento dessa missão em terras americanas.

5.2) Portugal foi restaurado a partir de 1640 por D. João IV, duque de Bragança e descendente de D. Afonso Henriques. Da Casa de Bragança vem o nosso príncipe regente: D. Pedro. É daqui que vem o verde de nossa bandeira.

6) Do casamento de D. Pedro com a D. Leopoldina surgiu o Império do Brasil, um Império descendente do Império Romano. Até mesmo este caminho, o da genealogia dos Impérios, leva à Roma.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 25 de setembro de 2016.

Matéria relacionada:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/09/do-verdadeiro-significado-do-verde-em.html

2 comentários:

  1. será daí a origem origem do ditado... Todos caminhos levam a Roma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhando do ponto de vista histórico, sim. É uma possível explicação.

      Excluir