Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Comentários sobre a presença de José Serra na pasta que já foi ocupada pelo Barão do Rio-Branco ou notas sobre a diplomacia malminorista de Michel Temer

1) Uma coisa eu nunca aceitei: José Serra no Itamaraty, ocupando a pasta que foi um dia do Barão.

2) Serra é um comunista e é do PT de banho tomado: o PSDB. Por enquanto, ele não fez nada comprometedor na pasta até o momento, perto dos crimes que o Celso Amorim e o famigerado do Patriota fizeram.

3) Pelo menos, é um mal menor, perto de escreverem um artigo comparando o Amorim com o lendário Barão, apenas pelo fato de terem exercido a pasta por 4 presidências ou mais. Mas Amorim é que nem o Mantega: o efeito do tempo, ao reger o ato, é para destruir a nação, ao passo que o Barão é um ilustre varão do Império do Brazil, tanto é que o Itamaraty foi por muitos anos uma ilha de excelência, perto da mediocridade republicana, a tal ponto que o Brasil tomou a fama de ser a pátria da diplomacia.

4) Enfim, comparar Amorim com o Barão é como comparar D. Pedro II, o Magnânimo, com o Bolsonaro: uma heresia. As figuras do presente não são dignas de serem comparadas com a grandeza de D. Pedro II ou mesmo do Barão - eu me sentiria ofendido se houvesse tal tentativa, nas nossas atuais circunstâncias. Talvez num futuro não muito distante, quando a monarquia for restaurada - e isso só o tempo dirá.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário