Pesquisar este blog

domingo, 11 de setembro de 2016

Por que a autopoiese kelseniana é uma falácia?

1) Se a autopoiese - a afirmação de que as normas se autofabricam - fosse verdade, então deveriam brotar filhotes de vade mecum a partir de um vade mecum que deixo sobre a minha mesa, da mesma forma como recolho frutas de uma árvore frutífera. Mas o vade mecum não é uma semente - nele não há a força vital necessária para germinar e brotar um descendente fértil de sua espécie. Como a autofabricação implica fazer uma cópia de si mesmo ou gerar descendentes férteis, então esse argumento é impossível, dado que está fora da realidade. É como tentar plantar uma árvore de dinheiro - isso é impossível. Se isso fosse possível, não teria valor algum. Afinal, do caos não brota a ordem.

2) O próprio Direito Natural não é autopoiético - toda legislação vem de uma vontade. Deus é a fonte da autoridade, pois Ele é a verdade - isso sem falar que Deus é uma pessoa. Ele sabe tudo - logo, Ele legisla sobre tudo e opera todas as coisas em todos, de modo a que tudo saia perfeitamente bem.

3) Por isso que digo que Deus é movimento, pois é Ele quem move a cooperação, uma vez que todos estão subordinados a Ele através da Santa Escravidão fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário