Pesquisar este blog

sábado, 24 de setembro de 2016

Notas a quem me acha um chato

1) Há quem me pergunte: sou sempre assim, filosófico?

2) A vida intelectual é uma vocação - e por isso eu disse: "aqui estou!". Não sei ser outra pessoa - além disso, estou diante de um ser que ouve tudo, vê tudo, sabe tudo e pode tudo porque é Deus. Se eu não assumir esta realidade, o fato de que estou presente diante d'Ele o tempo todo e que minha vida se volta toda para Ele, então o que faço não faria sentido.

3) Alguns podem não gostar disso, mas é disso que fui feito. Se não fosse a vida online, conversando com gente sensata, eu tomaria isso por maldição, em vez de bênção, tal como ela é, na realidade.

4) Eu posso dizer que sou a pessoa mais chata do mundo, pois dedico toda a minha energia aos estudos. Mas sou um chato feliz, pois amo meu país e dou o meu melhor por ele, apesar dos pesares.

5) Por que razão deveria perder meu tempo com baladas e chopadas da vida? Minha vida é para servir àquilo que é conforme o Todo que vem de Deus - por isso, não posso perder a vida com quem quer saber de inferninhos. É por isso que, quando escrevo ou abro a minha boca, pessoas vazias vão embora e só os sensatos ficam. Isso é uma forma de expulsar os demônios da minha vida - por isso, continuo falando. Por isso que agradeço minha amiga Sara por continuar sempre me incentivando, quando as coisas parecem perder sentido.

6) Afinal, não deixo este mundo de apátridas me dominar, dado que é um vale de lágrimas. Meu país foi fundado em Ourique e tomo-o como sendo o meu lar, mesmo ele não estando mais presente na realidade das coisas desta terra. Tenho esperança de que ele vai voltar - talvez não o veja em vida, mas deixarei isso aos meus filhos e netos. Espero que me sucedam nessa esperança, tal como os filhos de Israel fizeram. E é isso que nos manterá brasileiros, quando vivermos a diáspora - a esperança é a última que morre e o país ressurgirá das cinzas desta República. E estou certo disso.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário