1) Se o Todo transcende a soma das partes, então o que é conforme o Todo que vem de Deus é eterno.
2) E o eterno transcende a soma de tudo o que se conhece por força da ação do tempo acumulada. A tal ponto que há mistérios, certas coisas que não podemos conhecer, uma vez que a onisciência é prerrogativa própria de Deus e não nossa.
3) Por isso mesmo a verdade decorre do que é eterno e não do tempo, de algo particular. Se esse particular não for fundado no que é eterno, ele edificará liberdade para o nada, o que nos afasta da amizade de Deus.
4) Como Deus tem onisciência, onipresença e onipotência, então Ele é o caminho, a verdade e a vida - logo, Ele tem autoridade para proclamar a verdade, uma vez que ela é eterna.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2016.
2) E o eterno transcende a soma de tudo o que se conhece por força da ação do tempo acumulada. A tal ponto que há mistérios, certas coisas que não podemos conhecer, uma vez que a onisciência é prerrogativa própria de Deus e não nossa.
3) Por isso mesmo a verdade decorre do que é eterno e não do tempo, de algo particular. Se esse particular não for fundado no que é eterno, ele edificará liberdade para o nada, o que nos afasta da amizade de Deus.
4) Como Deus tem onisciência, onipresença e onipotência, então Ele é o caminho, a verdade e a vida - logo, Ele tem autoridade para proclamar a verdade, uma vez que ela é eterna.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2016.
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