Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Da relação entre comunitarismo e a atividade intelectual independente

1) Ser escritor, como falei, é mais do escrever um livro. Ele também constrói uma comunidade com todos aqueles amam e rejeitam as mesmas tendo por Cristo fundamento, os seus leitores.

2) A atividade de um escritor edifica consciências sistematicamente, uma vez que ele é o professor de uma nação inteira, de modo a que esta melhor tome o Brasil como se fosse um lar, com base naquilo que foi edificado em Ourique. Enfim, é uma atividade essencial distributivista, pois uma família estruturada nasce das sólidas relações de amizade entre o escritor e seus leitores, já que o escritor é como se fosse um rei na matéria em que escreve e seus leitores são seus súditos, pois estão sujeitos ao constante aprendizado com ele. Quando o escritor é sério, ele se torna uma autoridade legítima, por força de Direito Natural.

3) Se o escritor é o patrimônio de uma nação, tal qual o rei, ele deve ser mantido, pois seus estudos ajudam e muito a nação. Não é à toa que o escritor e o rei se assemelham neste aspecto, embora o rei seja aquele que modera os debates políticos da comunidade, de modo a que isso não descambe em autoritarismo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2016.

Matérias relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/10/notas-sobre-natureza-do-ciclo-da.html

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/12/o-comunitarismo-e-alimentado-por-meio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário