Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Notas sobre a natureza do ciclo da atividade intelectual

1) Para quem desempenha atividade intelectual, o trabalho se dá diuturnamente, ao longo das 4 estações. Tudo que for arrecadado ao longo do ano é considerado plantação.

2) Do valor arrecadado ao longo do ano, 10% é destinado a Deus, uma vez que o dom de escrever, que é o que tenho de melhor a oferecer a meus irmãos, decorre d'Ele. E isso eu não nego - afinal, esta é a anuidade que devo pagar, posto que tem fim justo - sou escritor porque Deus me deu o dom da escrita e me reservou a missão de ir servir a Cristo em terras distantes, através da Internet. E isso é bem melhor do que pagar uma OAB da vida - enquanto a OAB serve ao Estado tomado como se fosse religião e serve a fins nefastos, a anuidade que pago por conta do dom que recebi de Deus é bem menor, uma vez que Deus é bom.

3) Como a atividade intelectual independente que desempenho não é assalariada, o valor varia - se a economia vai bem, eu recebo mais em doações; se a economia vai mal, eu recebo menos.

4) Se no ano A teve a plantação, no ano B ocorrem duas coisas:

4.1) O pagamento do dízimo, referente ao ano A. E esta é a fase da colheita, pois isso vai ser dado a Deus, que será repartido entre os irmãos.

4.2) E a renovação do ciclo de plantação, de modo a pagar o dízimo no ano seguinte.

5.1) O ciclo da atividade intelectual não é como o ciclo agrícola - no ciclo agrícola, o dízimo costuma ser pago entre o outono, o tempo da colheita, e o inverno - e isso é um ciclo natural.

5.2) O ciclo da atividade intelectual pede dois anos inteiros, uma vez que semear consciências dá mais trabalho. Por isso, um ano inteiro para plantar e um ano inteiro para colher. E enquanto se colhe, o ciclo de plantação recomeça.

5.3) Trata-se de um tempo muito diferente do agrícola, pois é próprio da natureza da atividade intelectual. Não é à toa que o ciclo de capitalização moral leva dois anos, pois você tem um Ano A para plantar e o Ano B serve como desdobramento do Ano A de modo a pagar o que é devido a Deus; ao mesmo, no próprio ano B começa a plantação para o ano C e assim sucessivamente.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2016 (data da postagem original).

Matérias relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/10/por-que-atividade-intelectual-necessita.html

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/09/novas-notas-sobre-capitalizacao-moral.html

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/07/a-vida-intelectual-pede-capacidade-de.html  

Nenhum comentário:

Postar um comentário