Pesquisar este blog

domingo, 9 de outubro de 2016

Crítica de Alexandre Seltz ao movimento monárquico

1) Napoleão Bonaparte não destruiu a Revolução Francesa, muito pelo contrário. Salvou-a usando o mecanismo mais improvável ele o fez utilizando a monarquia que havia sido destruída durante a revolução que o precedera e a Igreja Católica que fora perseguida e massacrada pelos jacobinos na Vendéia.

2) O que leva vocês a crerem que uma restauração monárquica sanearia o atual quadro brasileiro? Vocês conhecem a História da Civilização Ocidental? Vocês estudaram a respeito das revoluções burguesas e liberais? Estudaram a respeito do protestantismo? É muito fácil criar páginas e perfis no facebook, mas entender e estudar é para poucos pois isto implica em resignação e controle das próprias paixões. Uma coisa é eu querer algo porque ACHO isso bonito e/ou certo, outra coisa é defender algo porque isto é o certo. Vocês conseguem entender e perceber esta diferença?

3) Entendam uma coisa: a monarquia também pode ser utilizada contra nós e isso tem sido feito desde o século XVI. Existem precedentes? Existem vários! Comecemos por Henrique VIII e passemos para Elizabeth I, creio que dispensem apresentações, uma vez que isso se trata dos reis liberais e protestantes. Passemos para Portugal e Espanha, países tradicionalmente católicos. As guerras liberais do século XIX destruíram as monarquias naqueles países. E que fique registrado que tais guerras foram financiadas pela monarquia britânica e pelos liberais daquela ilha. Existem outros precedentes? Existem a Bélgica, a Dinamarca, os Países Baixos, a Noruega, a Suécia e a própria Espanha. Apesar da monarquia espanhola ser considerada católica, pouco ou nada resta-lhe de católica. Também registre-se para todos os fins que fizerem-se necessários que as verdadeiras monarquias católicas européias foram destruídas. Excetuada a Igreja Católica Apostólica Romana, que também organiza-se e estrutura-se de forma monárquica, o resto é o resto.

4.1) Num cenário hipotético de restauração monárquica, caso ocorra no Brasil ou em qualquer outra parte do ocidente, esta não nos salvaria do buraco em que nos encontramos até porque a monarquia tem sido utilizada contra o povo nos países em que existe.

4.2) A imagem da monarquia tem sido utilizada como um mecanismo de dissipação das forças católicas e conservadoras desde o século XVI. As monarquias nórdicas sobreviveram exatamente por conta disso. Além, claro, de que incorporaram o liberalismo e o protestantismo em seu DNA.

Alexandre Seltz

Matérias relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/10/refutando-as-criticas-de-alexandre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário