Pesquisar este blog

domingo, 9 de outubro de 2016

É preferível ser escolhido a escolher

1) O poder de escolher é próprio da onisciencia e da onipotência. Deus sabe tudo e pode tudo. Logo, eu não posso fazer isso, por conta do meu entendimento imperfeito. E é por conta do meu entendimento imperfeito que não sou um verdadeiro homem, dado que minha bondade não é como a bondade de Deus.

2) O poder de ser escolhido é algo que posso fazer. Cristo é o caminho, por ser o verdadeiro homem. Logo, posso imitá-lo. Num mundo como este em que vivo, é mais fácil ser escolhido por conta do excelente serviço que presto do que escolher. Por isso, é melhor imitar a Cristo de modo a ser escolhido mais facilmente, uma vez que escolher é algo divino e não tenho entendimento perfeito das coisas.

3) Não tenho controle sobre as ações dos outros, mas posso controlar o que posso ou não fazer. Se tivesse de escolher, eu teria que controlar as ações dos outros - e as pessoas se tonariam longa manus das minhas ações, uma vez que seriam coisas e não seres humanos, tal como eu. A não ser que estejam sob minha subordinação, de modo a que eu confira um mandato para fazerem o que gostaria que fosse feito, eu nada posso fazer.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário