Pesquisar este blog

sábado, 8 de outubro de 2016

Por que o senso de continuar o que foi edificado em Ourique deve ser distribuído a todos os chefes de família do mundo português como um todo?

1) Se todas as famílias do mundo português tivessem consciência de que, um dia, uma delas poderá suceder a D. Afonso Henriques quando não houver mais descendentes dele entre nós, o mundo português se tornaria uma verdadeira democracia dinástica, uma vez que esse senso de servir a Cristo em terras distantes estará distribuído a todas as famílias deste mundo fundado em Ourique - basta que essa consciência histórica esteja distribuída ao longo do tempo e das gerações, sem contar o fato de que muitas delas dedicarão suas vidas a servir a pátria de modo a que ela seja tomada como se um lar em Cristo em terras distantes, atuando como verdadeiros diplomatas perfeitos. E a família que melhor imitar as virtudes de nosso soberano, por meio da ação do Santo Espírito de Deus, será escolhida e prosseguirá a missão, marcando um novo capítulo fundado nesta tradição.

2) Com isso, uma nova história começa. Essa nova dinastia pode não ter sido consagrada no sangue, mas foi consagrada na consciência, na responsabilidade histórica dessa missão - eis porque digo que a nação pseikone é uma nação de historiadores. E por conta disso, passará a ter o sangue consagrado por vias derivadas, uma vez que da consciência surgiu um coração - e um coração com útero pode adotar, de modo a continuar algo que poderá ser perdido por falta de haver alguém com sangue real com esse propósito. 

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 08 de outubro de 2016.

Matéria relacionada:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/10/se-uma-nacao-nasce-partir-de-um-homem.html

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/10/se-houvesse-uma-nacao-de-historiadores.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário