Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Mais sobre a relação entre nacionismo e distributivismo

1) Quando você dá dez reais ao seu próximo, você está dando ao seu próximo a liberdade de fazer o que ele quiser dentro do limite de dez reais. E dentro desse limite de reais, ele pode estimular algum local a bem servi-lo de modo a construir uma relação de confiança - e é a partir dessa relação de confiança - fundada no fato de que devemos servir bem aos nossos semelhantes, uma que devemos ver neles a figura de Cristo como tomador dos nossos serviços - que se toma o país como se fosse um lar, pois um serviço feito localmente pode ser usado de modo a servir a Cristo em terras distantes, posto que é também evangelização. Afinal, a excelência se dá a partir de primeiras impressões positivas e são elas que ficam na nossa memória.

2.1) Se isso é verdadeiro no sentido singular no termo, isso também é verdadeiro quando se toma dois ou mais países como se fossem um mesmo lar em Cristo. Digamos que seu irmão queira viajar - e para tomar o Brasil como se fosse um lar em Cristo, ele certamente vai precisar se universalizar primeiro. 

3) Se você já foi à Europa algum dia, ou serve a seus pares na Europa tal como venho fazendo online, é sensato que você invista no projeto de seu próximo dando a ele os Euros tão necessários de modo a que ele tenha uma viagem inesquecível, rica em experiências pessoais, tão necessárias de modo a ser uma pessoa melhor e servir aos seus semelhantes que se encontram aqui e lá, seja na internet ou não. Este tipo de investimento é um santo remédio contra a apeirokalia (falta de experiência referente ao que é belo e conforme o Todo que vem de Deus, coisa que leva à apatria, à negação da pátria do Céu).

4) Enfim, o verdadeiro nacionismo pede mesmo distributivismo. E no distributivismo nós vemos uma relação entre iguais, pois o seu próximo está investindo em você de modo a que você se aprimore como pessoa, seja numa viagem ou na compra de livros que te estimulem a produzir mais. 

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de outubro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário