Pesquisar este blog

sábado, 15 de outubro de 2016

Sobre a importância de fazer voto de pobreza em matéria de opinião

1) Uma coisa que evito fazer é falar sobre coisas que desconheço. Sobre aquilo que desconheço eu evito me pronunciar, visto que não tenho competência para falar sobre isso, por não ter estudado a questão. Só com o tempo e com a experiência é que depois posso me pronunciar sobre isso - e esse tipo de aperfeiçoamento é natural, marcado pela providência divina.

2) Por isso que não estudo tanto; o Reino de Deus não é deste mundo - e é por isso que não me preocupo em mudar o mudo. A única coisa que desejo é um país melhor, o mais próximo possível daquele tempo em que D. Pedro II nos governou. Talvez não veja isso em vida, mas meus filhos um dia verão - e é por eles que trabalho. Eles ainda não nasceram porque não encontrei uma mulher digna, mas isso não quer dizer que eu não os ame.

3) Como o meu trabalho não é um trabalho jurisdicional, posto que a construção do saber não se faz à base de maneira terminativa, tal qual uma decisão judicial, eu não me sinto obrigado a falar sobre coisas que desconheço - afinal, a minha atividade me pede que eu diga as coisas fundadas na conformidade com o Todo que vem de Deus, coisa essa que me leva a semear consciência a quem está buscando a verdade.

4) Trata-se de um trabalho de formiguinha, pois todo dia vou fazendo o que faço aqui online. Formo um monarquista hoje, vejo um outro me desejando um feliz dos professores amanhã e de um em um vou acumulando gente pelo caminho, disposta a manter-me trabalhando, uma vez que isso que faço é apostolado. Esta é a vida de um homem virtual - pelo menos, é o que melhor sei fazer, já que no mundo real eu não seria tão efetivo quanto sou por aqui.

5) Não fiz voto de pobreza - o único voto que fiz é de não servir as coisas de maneira vazia, como muitos fazem. Por isso, abstenho de opinar, quando não estou em condições de fazê-lo. Por isso que não me queimo - é talvez por isso que sou muito respeitado por quem me lê.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 15 de outubro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário