Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O recondicionamento moral é mais importante que a leitura de muitos livros

O professor Olavo referiu nesta última aula do COF (357) que o recondicionamento moral e psicológico (tratado na aula 20) é crucial e muito mais importante que a leitura de muitos livros.

"A disposição de conhecer a verdade sem poder contá-la significa o seguinte: eu já tinha desistido de qualquer carreira nas letras, na intelectualidade, etc, etc. Eu sou um Zé Mané, mas eu quero continuar a saber. (...) Ler é um instrumento material da coisa. Acho que o sujeito que gosta de ler é como um sujeito viciado em droga. Eu gostava de saber as coisas. Se alguém me contasse sem precisar ler, eu achava ótimo.(...)

Esta decisão vocês vão ter de tomar um dia: você vai desvincular para sempre a sua vida de buscador do conhecimento da sua vida de escritor, de jornalista, de professor, da sua carreira, enfim. Uma coisa não pode ter nada a ver com a outra. Absolutamente nada. A sua carreira tem que ser como uma cueca que você veste. A cueca não se incorpora ao seu ser. Você usa um, dois dias. Tem pessoas que usam um mês ou dois, mas um dia elas tiram. Por mais que a cueca queira se incorporar à sua personalidade, um dia ela vai embora. Uma carreira, uma profissão é como uma cueca. Você veste e depois tira, mas você continua."

Artur Silva

https://www.facebook.com/arturjorg/posts/10207388993499223?pnref=story

Matérias relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/10/a-leitura-pode-ser-uma-droga.html

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/10/comentarios-adicionais-sobre.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário