Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Por que não devemos fazer do dinheiro uma mercadoria?

1) Quando as pessoas fazem atividade mercantil envolvendo moedas, ocorrem algumas coisas:

1.1) Uma relação entre desiguais que tende a uma relação de dominação, de perversão da confiança - e neste ponto o comprador se sujeita aos interesses do ofertante, que tende a manipular o preço da moeda a seu bel-prazer, com base no amor próprio, uma vez que a moeda, enquanto meio de troca, se tornou mercadoria em outro país.

1.2) Se há uma relação entre desiguais, a tendência é que o ofertante da moeda não seja seu sócio, uma vez que não está interessado em participar dos riscos próprios daquilo que você está buscando. Isso é relação de empréstimo, coisa fundada na impessoalidade e no amor ao dinheiro, coisa que é condenada por Santo Tomás de Aquino e por toda a Igreja Católica uma que isso tem natureza improdutiva, uma que isso não é investimento.

1.3) Se há uma relação de impessoalidade, então essa relação se pauta no amor ao Deus do dinheiro - e servir a ele, a esse falso deus, é negar o Deus verdadeiro que habita em nós, uma vez que isso se funda no amor de si, conseqüência do pecado original. 

1.4) Se há impessoalidade, então eu não vejo no meu semelhante a figura de Cristo. Se não vejo Cristo nele, então eu posso dominá-lo, enganá-lo, escravizá-lo, uma vez que uma pessoa rica em amor de si não crê em fraternidade universal, base essencial para a vida fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus.

1.5) Um mundo entre impessoais se caracteriza pela atomização dos indivíduos, pela impessoalidade constante. A tal ponto que a pessoa se vê forçada a comerciar moedas mais por uma medida prática do que a recorrer a um irmão que tenha o que você precisa, uma vez que isso é escasso e raro de se obter. Neste caso, a negação da fraternidade universal, coisa que marca a conformidade com o Todo que vem de Deus, se tornou uma cultura, pois a liberdade voltada para o nada se tornou uma necessidade, por força de todas essas circunstâncias desfavoráveis.

1.6) Países onde a economia é mais forte, como os Estados Unidos, tendem a ser tomados como se fossem religião de Estado, uma vez que com o dólar você pode comprar coisas que com a moeda local você não é capaz de comprar, o que inviabiliza o senso de tomar o Brasil como se fosse um lar em Cristo, assim como desejar que este se reduza uma colônia dos Estados Unidos, por conta do dólar tão necessário, uma vez que esta moeda se reduz a uma espécie de pão nosso de cada dia, o que é uma blasfêmia.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de outubro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário