Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A leitura pode ser uma droga

1) Há quem me diga que é muito importante uma base bibliográfica nos trabalhos de modo a que a pessoa tenha uma referência para poder debater comigo.

2.1) Eu concordo com o que me dizem, mas também concordo com o que o Olavo fala: "a pessoa que gosta muito de ler tende a ser uma verdadeira viciada em drogas - e a leitura pode ser uma droga. Quanto mais eu puder saber sem precisar ler, melhor'.

2.2) Além disso, conhecimento empírico pode ser desenvolvido por osmose, a partir de reflexões a respeito de coisas que ouvi falar - e esse dado é algo que não é muito fácil de ser obtido. Antigamente, fazia-se ciência, produção de conhecimento a partir de coisas que eram difíceis de se obter - ou como diz o meu colega Allan Lopes dos Santos, do canal Terça Livre, a partir do que se sabe para o que não se sabe.

2.3) E isso que ele falou lembra a missão que herdamos de Ourique: para servir a Cristo em terras distantes, você precisa sair de um ponto conhecido para um ponto desconhecido, pois precisa dizer a uma amoreira, se você tiver fé do tamanho de um grão de mostarda, para ir se plantar no mar e no além-mar - e neste ponto as caravelas ajudam, visto que Cristo quis montar um Império para Si neste fundamento.

3) Como os livros que escreverei são acessórios perto do principal, que o meu perfil de facebook, então cabe a quem se interessa pelo saber pesquisar o que há no meu perfil de facebook e investigar. Sou usuário há quase 10 anos e já escrevi muita coisa. Se a pessoa observar o que meus contatos produzem, melhor, pois por trás de mim há uma rede de pessoas que me prepara o caminho para eu escrever reflexões de boa qualidade, pois muitas delas lêem e eu só medito com base no que postam. Enfim, já seguia isso instintivamente - e o Olavo, ao dizer isso, confirmou o que já fazia há muito tempo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 05 de outubro de 2016.

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/10/o-recondicionamento-moral-e-mais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário