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quinta-feira, 14 de abril de 2016

Notas sobre trajes típicos da minha região

Se me perguntassem lá fora quais são os trajes típicos da minha região, o Rio de Janeiro, eu diria o seguinte:

1) Se for para o baile funk, é camisa com decote ousado e short curto com a racha ou o rego quase à mostra, para mulheres - para os marmanjos, roupa de grife da última moda.

2) Dentro de casa, cueca para os homens - sutiã e calcinha para as mulheres. Isso porque onde moro faz um calor danado e não se pode ligar o ar condicionado, pois o custo da energia elétrica é muito alto. Calçado: sandálias havaianas. Isso quando não há visitas, o que torna as coisas perfeitamente compreensíveis, pois a intimidade do lar é inviolável - em muitos lares acostumados à presença quase constante de amigos de família ou familiares, entretanto, usa-se camisa, camiseta, bermuda, sandálias havaianas. O short das moças é, em geral, bem curtinho.

Alguns podem me perguntar: onde podemos encontrar pessoas mais modestamente vestidas?

3) Na Igreja, mas o brasileiro está tão preso a essas liberdades fora da liberdade em Cristo que até nisso estão republicanizando. Já vi umas moças - ou mulheres, em torno de seus 30 ou 40 anos - usando decotões indecentes na Santa Missa. Só em ambientes imperiais ou de missa tridentina é que você encontra modéstia, coisa essa fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus. Só uma classe muito especial de gente nascida aqui é que se veste da forma como se deve - como digo, brasileiros somos poucos.

4) Em ambientes imperiais, o homem usa terno e gravata. As mulheres vestem-se como verdadeiras damas. Mesmo eu sendo aristocrático, eu não posso usar estas roupas, a não ser no inverno - isso se não houver um veranico. Além disso, eu moro numa área de ladeira - se não tiver um carro que me leve em casa, eu tenderei a suar muito, enquanto subo a ladeira. Por isso que não vou de terno e gravata na missa - onde eu moro, isso me é impraticável, seja pelo calor, seja por conta de morar em parte alta.

Polônia - uma terra rica em nacionismo

1) Hoje faz 1050 anos que a terra do meu padrinho foi batizada.

2) Na mesma semana, um dia antes, declarei que conservador é quem está com a serva do Senhor - como na Polônia a intercessão por Nossa Senhora é causa nacional, isso implica necessariamente tomar o País como se fosse um lar em Cristo, causa de nacionidade.

3) Por conta disso, a Polônia tem uma tradição muito rica de nacionismo, pois toda a política se funda no fato de se tomar o país como se fosse um lar em Cristo - e qualquer medida que faça o povo abjurar da verdadeira fé é combatida de maneira obstinada, pois o justo nacionalismo vem do verdadeiro nacionismo.

Notas sobre dízimo e dação em pagamento

1) No dízimo, nós damos 10% da nossa riqueza.

2) Como conhecimento, coisa que decorre da sabedoria dos humildes, é maior que ouro e prata, dar conhecimento, ensinar ao próximo, em vez de ouro e prata é uma dação em pagamento fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus.

3) A partilha de conhecimento, fundada em constante meditação e em constante contemplação, é uma obra de misericórdia espiritual. Como você está dando a melhor parte que há em você, e não o que sobra, então isso é sacrifício perfeito, uma perfeita oferenda, pois você está investindo na Igreja (não só na estrutura física, mas na comunidade como um Todo).

4) Se você está dando o que há de melhor em você, então a sua oferta representa a sua gratidão, pois o que você tem, o seu dom, você recebeu de Deus.

5) Muita gente tem uma visão muito estrita do dízimo, pensando que é contribuição financeira. Se o direito, fundado nas relações humanas, é o mais abrangente possível, isso não contraria a Lei Natural - muito pelo contrário, isso dá pleno cumprimento à Lei Mosaica. Se partilha é amor, então essa dação em pagamento é válida, pois se funda em boa intenção.

6) Nem todas as pessoas têm dinheiro para dar - por isso, dão outra coisa em vez de dinheiro. E isso é estar quite com Deus.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Notas sobre política pensada a partir do espelho

1) Uma imagem no espelho é uma imagem virtual e invertida da realidade. Se estivesse escrevendo num caderno e olhasse para minha imagem no espelho, eu estaria vendo a caneta no lado direito - na realidade, está no lado esquerdo, pois sou canhoto.

2) Nós estamos num mundo à imagem e semelhança dos revolucionários - como tudo foi criado à imagem e semelhança de tudo aquilo que decorre de sabedoria humana dissociada da divina, então quem é conforme o todo dessa ordem está a direita disso - e nós, que estamos à direita do Pai, em conforme o Todo que vem de Deus, estamos à esquerda dessa ordem revolucionária. Por isso faz jus rebelar-se de modo a restaurar a estrutura da realidade.

3) Quebrar o espelho não gerará sete anos de azar, mas a restauração da realidade perene - tal como no Antigo Testamento, o Egito teve sete anos de fartura, seguidos de sete anos de fome. E quem é conforme o Todo que vem de Deus dá valor ao amanhã, por isso poupa e estoca para gastar nesses tempos de 7 anos de fome.

4) Olhem para a realidade e vocês verão se a ordem é uma imagem real ou virtual acerca da realidade. E aí vocês poderão dizer a situação em que nos encontramos, de modo a conservar aquilo que decorre da dor de Cristo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de abril de 2016.

Todo conservador está com a serva do Senhor

1) Todo aquele que conserva a dor de Cristo segue necessariamente o princípio do ad Iesu per Mariam.

2) A presença da verdade em pessoa entre nós não seria possível se a virgem Maria não tivesse dito esta frase: "Eis aqui a serva do senhor - faça-se em mim segundo vossa palavra". Por esta via, quem conserva a dor de Cristo está necessariamente com a serva do Senhor, em conformidade com o Todo que vem de Deus.

3) Quem não estiver com a serva do Senhor por excelência não poderá estar em conformidade com o Todo que vem de Deus, muito menos conservar a dor de Cristo, fundada na verdade que se fez carne. Tratá-la como uma mulher qualquer é não ver que desta criatura veio o evangelizador por excelência, o Nosso Salvador. 

4) Quem estiver com a serva do Senhor aprenderá a amar e a rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. Cristo disse: eis a mãe. Se você quiser Cristo como irmão, você deve ter Nossa Senhora por Mãe e Deus por Pai. 

5) Negar tudo o que foi exposto aqui é conservar o que e conveniente e dissociado da verdade. Contra fatos não há argumentos.

A rede social é uma arma

1) Em um programa de TV, um professor de tiro dizia o seguinte: "estar armado é uma responsabilidade muito grande - é preciso estar preparado para isso".

2) Com a internet é a mesma coisa. A rede social é uma arma - é preciso estar muito bem preparado, antes de vir aqui e atuar. 

3) Este ambiente não é para inocentes - é para pessoas que em sua vida souberam dizer sim a Deus, de modo a servir a Cristo em terras distantes. 

4) Se você deseja a vida online, prepare sua vida para isso. Não adira a isso como se fosse uma moda, tal como foi apregoado, desde o advento desta tecnologia. Isso aqui é coisa séria. O que você fala deve ser servido de modo a nos levar à conformidade com o Todo que vem de Deus - se for servido com fins vãos, vazios, a pessoa acaba se condenando aos confins do inferno, por conta de sabedoria humana dissociada da divina.

Eurípedes estava errado

1) Há quem diga que o mais sábio dos homens segue o seu próprio destino, como se isso fosse uma bússola em si mesma.

2) Se o próprio destino for tomado como se fosse a sua própria verdade, então é uma vida voltada para o nada. Não será uma bússola, mas uma autêntica biruta de aeroporto.

3) Se o mais sábio dos homens é rico em sabedoria humana dissociada da divina, então comete o pecado da soberba sistematicamente, pois conserva o que é conveniente, ainda que isso esteja dissociado da verdade.