Pesquisar este blog

sábado, 27 de abril de 2024

Sobre a relação que se dá entre a venda de segunda mão e a economia de especulação

1) Se o meu propósito fosse comprar pra vender livros em primeira mão, num mercado impessoal, a base de cálculo para a revenda do livro The Frontier in the American History dar-se-ia da seguinte forma:

A) U$ 7,39 - isto foi quanto eu paguei pelo livro na Amazon Americana, em razão de sua aquisição. Eu direcionei a entrega para o armazém no Delaware.

B) U$ 34,84 - isto foi quanto paguei pela remessa até a minha casa, que é o destino final do produto.

2) Somando tudo, eu desembolsei $ 42,23 para adquirir este livro, já que tenho restrição de entrega para receber livro na Amazon para o meu endereço de residência (é por este motivo que usei o armazém no Delaware, no lugar do meu enereço de residência). Se fosse aplicar o dólar de momento e o valor do ICMS, este livro passaria fácil dos quatrocentos reais - por esta razão, não valeria a pena vendê-lo.

3) Como trabalho com bens de segunda mão, eu fiz o seguinte:

A) Para o preço do livro, eu apliquei o dólar de pico, que é de R$ 5,93.

B) Para o preço do livro, eu apliquei o dólar de pico, que é de R$ 5,93.

Não somei os valores - vou contabilizar os valores em separado. Os valores foram arredondados e fracionados de tal forma a serem pagos com o melhor dia da poupança, no momento da execução.

4) Uma vez que eu tenha o conhecimento dos valores apurados, eu somo estes valores - como fiz o acessório e o principal já se autopagarem, posso passar este livro para outra pessoa a preço justo, depois de digitalizado.

5.1) Depois que este livro estiver digitalizado, eu calculo o número de páginas e multiplo por R$ 0,05 - este é o valor tanto do livro físico quanto do livro digital, já nacionalizados. 

5.2) É este valor que eu vou paassar para o cliente, uma vez que eu fiz a importação se autopagar através da poupança. Não é à toa que trabalho com bens de segunda mão - se adquiro um produto a preço caro, eu devo fazer este produto se autopagar ao menos três vezes o seu valor através da poupança. Eu simplemente troco tempo cronológico (fundado na gula que é própria dos materialistas) por tempo kairológico (fundado na temperança e benevolência, que é própria de quem vive a conformidade com o Todo que vem de Deus).

6) Depois que tenho um preço definido, eu devo procurar um sucessor neste bem a título singular - e não pode ser qualquer pessoa, mas alguém que ama e rejeita as mesmas coisas tal como eu faço: tomando por base aquilo que o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem que me reveste amou e rejeitou. Se eu encontrar alguém digno de ser amigo de Cristo, é a este Cristo necessitado que passarei a titularidade deste bem singular do qual fui proprietário: no caso, o livro que eu comprei. E por conta desse trabalho que ganharei lucro neste tempo de incerteza, neste vale de lágrimas que se tornou o Brasil.

7) É este tipo de especulação que a doutrina da Igreja Católica permite - como livro é produto durável, é perfeitamente possível fazer um trabalho especulativo nele de modo a fazê-lo se autopagar e passá-lo a outra pessoa com preço justo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 27 de abril de 2024 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário