Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Se a sua intenção é me conhecer, então estude o meu perfil com ares de estudiosidade, pois isto aponta para Deus. Abomino a curiosidade, pois ela é mórbida, além de ser causa da perda da amizade com Aquele que criou todas coisas por amor

1) Quem me dera que as pessoas me tratassem como eu trato alguém online, nesta rede social que é o Facebook. Quando eu visito alguém na internet, a primeira coisa que eu faço é estudar o perfil dela de modo a encontrar um assunto sobre o qual possa conversar com ela de maneira sadia e construtiva

2) Conforme nova conversas vão sendo feitas ao longo do tempo, naturalmente me surge o interesse de adcionar a pessoa com qual estou conversando para o meu círculo de contatos, visto que meu diálogo com ela é produtivo, pois sinto que tenho muito a ganhar com esta pessoa.

3) Como as pessoas agem comigo? A primeira coisa que elas fazem é me mandar um pedido de amizade. Se elas fossem boas observadoras, verão que todas as minhas postagens são públicas - o correto é estudar o meu perfil de modo a discutir comigo, de maneira reservada comigo, sobre os assuntos que discuto de modo a nos conhecermos melhor, se a sua intenção é realmente me conhecer como pessoa.

4) Será que as pessoas não percebem que adicionar alguém na rede social, sem estudar o perfil antes, é uma forma de arbítrio, o que não é nem um pouco ético e nem um pouco conveniente? Isto é análogo a impor a sua presença a alguém sem ser convidado - o que é análogo a um tipo de patrulhamento ideológico, pois a infiltração se dá na forma desses convites arbitrários - e eu só percebo o patrulhamento ideológico a partir do momento em que há uma séria oposição ou mesmo hostilidade a tudo o que expresso em termos de idéias. Isto é muito tóxico, pois mata a espontaneidade das coisas.

5) É por conta de ter sido vítima de patrulhamento ideolígico no passado que agora faço da arte de conhecer alguém uma verdadeira ciência. Quero conhecer pessoas dignas, quero relacionamentos sadios e produtivos. Se a pessoa não age comigo como venho sempre agindo com as outras na vida online, como esta pessoa esperará ser bem tratada por mim? O que verei neste caso é que ela só sabe conservar o que é conveniente e dissociado da verdade - e eu abomino conversantistas.

6) Enfim, eis as lições de decorrentes de uma vida de atividade em rede social, de mais de 16 anos de Facebook. Isto é o que posso de levar aos outros, além do que escrevo em meu blog.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 12 de abril de 2024 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário