Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de abril de 2024

Notas de experiência - sobre as diferenças entre poupança e CDB

1) Na poupança, eu tenho 28 aniversários - eles correspondem aos dias 01 a 28 do calendário do mês. Ainda que o dia caia num fim de semana ou feriado, a poupança progride. Quanto aos rendimentos dos dias 29, 30 e 31, estes são transferidos para o dia 01 da poupança do mês subseqüente.

2.1) O CDB só rende em dias úteis - eles não rendem em feriados e fins de semana, que é quando o banco não está trabalhando. Como o CDB é um empréstimo de natureza produtiva para o banco, o Banco precisa operar de modo a gerar rendimentos. Aqui o tempo do empréstimo sempre é o cronológico.

2.2.1) Na poupança, impera o pacto consigo próprio - nela impera o princípio do tempo kairológico, pois cada dia da poupança é um momento em que você dialoga com a sua melhor parte de modo que esta acredite em você nos méritos do verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. É um constante ato de confissão de dívida, onde credor e devedor estão na mesma pessoa.

2.2.2) É preciso muita disciplina de modo que esse pacto não seja quebrado por conta dos desejos e das necessidades desordenadas que permeiam a nossa alma todos os dias, pois é através da poupança a base para se santificar através do trabalho e do estudo. É a forma mais primitiva de acumulação de capital que há, mas não obsoleta, dado que muitos escravos foram alforriados por força disso - o que levou à abolição da escravatura no longo prazo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 02 de abril de 2024 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário