Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notas de experiência - considerações gerais sobre o uso de terminais de auto-atendimento de entregas dos correios no Rio Grande do Norte, caso eles existam em Natal, algum dia

1) Sabendo que Natal é o ponto mais proximo do nosso território em relação à Europa e aos EUA - o que faz desse lugar um excelente lugar para que eu possa alugar uma caixa postal por lá -, a primeira coisa que fiz, continuando minhas investigações, foi saber onde ficava o porto, já que as mercadorias, normalmente, costumam vir por meio de contêneires, nos navios.

2) Ao fazer minhas investigações na Wikipedia, descobri que o porto fica no bairro da Ribeira.

3) Fui lá no site dos correios e procurei por caixas postais em Natal - e o endereço para se alugar caixas postais nesse bairro é este daqui:

AC Central de Natal   
Avenida Engenheiro Hildebrando de Góis, 221   
Ribeira   
Natal - Rio Grande do Norte   
CEP: 59010-970   
Caixas Postais 1 a 300


4.1) Investigando a fundo o que são essas caixas postais - aquilo que o correio chama na verdade de lockers - eu vi que elas são, na verdade, terminais de auto-antendimento semelhantes aos dos bancos, onde eu cadastro meu CPF ou o CNPJ de modo a receber mercadorias nesses postos. 

4.2) Esses terminais geralmente ficam situados em estações de trem ou do metrô, em shoppings e supermercados ou mesmo próximos a portos e aeroportos, Eles ficam em lugares estratégicos e movimentados, a ponto de tornar o resgate das mercadorias conveniente e seguro para quem precisa.

4.3) Esses terminais foram implementados inicialmente aqui no Rio de Janeiro para quem sofre com restrição de entrega, como acontece com os que moram em favela. Durante a pandemia, quando se houve uma enorme dificuldade de se resgatar produtos a partir das agências postais, estes terminais foram muito procurados, a ponto de se tornar uma solução moderna para os nossos problemas por conta das crises recentes que tivemos.  Este serviço de terminal é gratuito e não é preciso se pagar nada por ele; neste sentido, é uma solução melhor e mais prática do que a caixa postal tradicional - digo isto em tese, já que eu não passei pela experiência ainda de usar este serviço. Por enquanto este serviço está disponível para Brasília e o seu entorno, para o eixo Rio-São Paulo e Paraíba - com o tempo este serviço acabará se naturalmente expandindo, pois ele é muito bem-vindo.

5.1) Considerando que tenho interesse em usar um serviço dessa natureza em Natal de modo a tirar proveito de sua proximidade geográfica com a Europa e dos EUA, esta seria uma boa ocasião para eu retirar mercadorias num terminal que esteja próximo do porto de Natal ou mesmo do aeroporto, de modo que o custo do frete fique ainda menor.

5.2) Além disso, por estar perto da linha do Equador, eu aproveito a ocasião e tenho um lugar de estada para o inverno, já que não consigo fazer nada durante os meses de inverno no Rio de Janeiro, já que costuma fazer muito frio aqui na cidade - e como as casas daqui do estado não têm aquecimento, a minha produtividade fica reduzida ou nula nesta época do ano.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2024 (data da postagem original).

Postagens Relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2024/04/notas-sobre-geopolitica-de-natal-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário