Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Notas sobre desejabilidade - da importância de se escolher determinado lugar onde se vai morar por conta de certas vizinhanças interessantes

1) Eu tenho um amigo que mora em Portugal, cuja família mora em Turiaçu, aqui no Rio de Janeiro. Quando me lembro de Turiaçu, eu me lembro dele e do fato de ele ter contribuído para os meus estudos me mandando livros sobre a História de Portugal. Esta foi uma das melhores coisas que já me aconteceu nestes meus anos de internet, sobretudo de Facebook.

2.1) Mas hoje descobri uma coisa sobre Turiaçu que eu não sabia: o bairro é a sede da fábrica da Piraquê, que é uma das melhores fabricantes de biscoitos do país. 

2;2) Por muito tempo eu achava que os produtos da Piraquê eram vendidos nos mercados dos outros estados ou mesmo fora do Brasil, onde a presença brasileira é forte, como na Flórida, por exemplo - na verdade, a marca sempre foi local, exclusiva do Rio de Janeiro.

3.1) Atualmente, com o banditismo tomando conta da cidade, está havendo uma fuga de moradores desse bairro que se notabilizou pela fábrica de biscoitos. Se o Rio fosse um lugar seguro, este seria um lugar onde eu adoraria morar - eu adoraria ser vizinho de uma fábrica de biscoitos que marcou a infância de muita gente na cidade por gerações, incluindo a minha, fora as excelentes lembranças que tive desse meu amigo que mora em Portugal cuja família mora nesse lugar onde fica a referida fábrica.

3.2) Quando morei 27 anos em Bangu, eu era vizinho do campo do Bangu. Eu  confesso que não gosto de ser vizinho de estádio de futebol - é muito barulhento, fora os eventuais problemas de trânsito, quando ocorre jogo na localidade. Eu posso ver isto pelos que moram próximos ao Estádio do Maracanã - a UERJ tem que suspender as aulas, por conta dos dias de jogo.

3.3) Definitivamente, uma universidade nunca pode ser vizinha de um estádio de futebol - isto tornaria a atividade estudantil improdutivia, pois muitos estão propensos a tamanha distração.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 08 de abril de 2024 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário