Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Notas sobre o tetraedro enquanto símbolo de símbolo de estabilidade e permanência

1) O Deus de Abrahão, Isaac e Jacob é o Deus verdadeiro - Ele criou o mundo por amor, a ponto de fazer do homem a primazia de sua criação, posto que foi criado à imagem e semelhança de Deus.

2) Deus enviou seu Filho muito amado de modo a nos salvar do pecado - e Este, por sua vez, mandou o Espírito Santo de modo que pudéssemos fazer as coisas através do auxílio do verbo que se fez carne, a ponto de Este fazer santa habitação em nós através da Santa Eucaristia.

3) Se todos os herdeiros dessa tradição tiverem o senso de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo a si mesmo, então o homem se torna tetraédrico, uma vez que a trindade estará em todas as dimensões do homem que vive a vida em conformidade com Todo que vem de Deus.

4.1) Como a estabilidade e a constância são prerrogativas do eterno, então o tetraedro simboliza a Pax Christiana, uma vez que é a forma geométrica mais estável que há.

4.2) Não é à toa que ela simboliza a santidade, pois o santo vive a conformidade com o Todo que vem de Deus do modo mais radical que há, em todas as facetas da sua vida, seja pública ou particular, uma vez que não é homem ou mulher de duas caras, a ponto de uma negar a outra, pois isso é a falsidade por excelência.

5) Neste sentido, a afirmação de Orlando Fedeli de que o homem santo é um homem tetraédrico está corretíssima, pois a trindade está na ordem política, na ordem cultural, na ordem simbólica, na ordem espiritual e na ordem econômica do país a ser tomado como um lar em Cristo, em todas as facetas da polis.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 30 de janeiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário