Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Igrejas de pedra não são uma boa pedida no verão carioca

1) A Igreja da minha paróquia é feita de pedra. No verão, sobretudo em janeiro, fica muito quente lá dentro - um calor quase insuportável, pois pega todo o sol da tarde. Se não fosse o ar condicionado, eu não iria conseguir assistir missa lá dentro.

2) Outro dia, eu imaginei uma conversa com o padre Jan e disse o seguinte: "um escritor, com seu olhar aguçado, dirá que a casa de Deus é um verdadeiro inferno no verão, de tão quente que é aqui dentro. Se a Igreja é a porta de entrada do paraíso, então o que ocorre aqui é um pouco diferente daquilo que Dante descreveu na Divina Comédia. Ou seja, ele vai chegar à conclusão de que Dante está errado, uma vez que ele não sabe o que é o verão no Rio de Janeiro.

3.1) Eu sou escritor e não cheguei a dizer este tipo de blasfêmia de fato para o meu pároco, mas é fora de dúvida que isso é muito irônico.

3.2) Igrejas de pedra no verão carioca causam esta confusão. A casa de Deus se torna um verdadeiro inferno, tamanho o calor que há dentro delas.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário