1.1) O Deus de Israel se assenta sobre uma trindade: ele é o Deus de Abrahão, Isaac e Jacob.
1.2) Ele é a unidade que liga a vida dos três grandes patriarcas, os founding fathers de tudo aquilo se funda na conformidade com o Todo que vem de Deus.
1.3) O Deus do pai também é adorado no tempo do filho e naquele que viria a ser Israel com suas doze tribos: Jacob e seus filhos. Em Deus, Israel é tomado como o lar definitivo e guia todas as nações através do Espírito Santo. Esta é a prefiguração do que viria a a partir do Novo Testamento.
2.1) A Igreja, como esposa de Cristo e como mãe, se sustenta sobre quatro colunas: Sarah, Rebecca, Lia e Rachel. E o evangelho se sustenta sobre 4 colunas, 4 evangelistas: São Lucas, São Matheus, São João e São Marcos. A palavra foi escrita tendo por base a carne, a santidade ancestral fundada a partir dessas 4 grandes mulheres.
3.1) O esquema 3-4 (ou triângulo-quadrado) mostra a importância da cooperação homem e mulher para o plano da salvação, uma vez que a Igreja é uma grande família de batizados.
3.2) Nenhuma nação pode ser tomada como um lar se não houver um todo orgânico, uma família, a ponto de tudo se resumir numa coisa só, que aponte para Deus, já que Ele é a verdade em pessoa, a ponto de dar sua vida pelo perdão de nossos pecados.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário