Pesquisar este blog

sábado, 12 de janeiro de 2019

Da liberdade de imprensa num ambiente católico

1.1) Em si, a frase "imprensa se combate com imprensa" não está errada.

1.2) O requisito para essa frase ser realidade se dá numa ordem onde a liberdade e a verdade caminhem de mãos juntas, tal como foi proposto na Libertas Praestantissimum. E isso se dá num Estado que se submete aos ensinamentos da Igreja e serve a Cristo em terras distantes, tal como se deu em Ourique. Por essa razão, a única imprensa confiável era a Imprensa Régia, tal como havia no tempo em que éramos parte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

2.1) Escrever para o próximo é um ato de caridade, fora que é serviço, uma vez que o escritor e os leitores se encontram num ambiente aberto, a ponto de haver um mercado moral onde os leitores remuneram os escritores por conta da prestação de serviço fundada na verdade. Afinal, eu posso me santificar através do meu trabalho, que é escrever - ao fazer isso, eu santifico quem me lê.

2.2) Num ambiente realmente católico, se houver uma inverdade publicada no jornal, que ela seja combatida com a verdade, pois a correção fraterna se faz necessária; onde houver mentira e desinformação, a ponto de haver revolta contra a Igreja e contra o Estado que se submete a ela, a solução é processo e pena capital, pois é uma verdadeira ofensa a Cristo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário