Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Dramatis personae da mais feia história

Se Lula é o espectro do messias, então FHC é o espectro de São João Baptista, pois preparou o caminho para ele. Afinal, o que é o estratagema das tesouras senão o moderado preparar o caminho para o radical?

Outros personagens republicanos compõem o enredo deste espectro de Bíblia:

1) O povo brasileiro: é o Adão expulso do paraíso (segundo aquilo narrado por Sousândrade, em um de seus poemas mais clássicos)

2) Marechal Deodoro da Fonseca: Abrahão. Proclamou a República dando vivas ao Imperador. Na época, a monarquia era retratada como sendo atraso e a república como o futuro, o progresso - por essa razão, ele é o pai de uma terra prometida que nunca será dada, dado que essa promessa do Diabo, do Pai da Mentira, é irreal, uma vez que o regime é uma verdadeira utopia. O Diabo é o primeiro dos grandes embusteiros da História, uma verdadeira serpente - e Marechal Deodoro, tal como fez Fausto, assinou esse pacto com o diabo, dizendo esta frase: "deixe-me assinar esta porcaria".


3)Marechal Floriano Peixoto: Isaac, pai de Jacó. Ele também tem elementos de Caim, pois matou vários Abéis, vários irmãos de pátria que se opunham ao golpe republicano. Por isso mesmo, um genocida, pois foi o consolidador da República.

4) Júlio de Castilhos: Jacob (teve mais de 12 filhos, pois sua genealogia política é tão numerosa quanto as estrelas do céu, inclundo Jango, Brizola, passando pelo atual prefeito do Rio, Eduardo Paes).

5) JK: David (fundou Brasília, uma Jerusalém piorada, arquitetada por Niemeyer e pelo urbanista Lúcio Costa, que destruiu a memória do país, pois eliminou todos os estilos arquitetônicos intermediários entre o Barroco e o Moderno, quando presidia o IPHAN)

6) General Figueiredo: um profeta do apocalipse, tal como São João, um dos evangelistas.

7) FHC: São João Baptista. Preparou o caminho para o Messias, pois batizou o povo com mel, com a ilusão de prosperidade decorrente do Plano Real.

8) Lula: o "Messias" da República, o filho do Baixíssimo, do próprio "deus" do Mal, o Diabo.

9) Mariane (a figura mítica da República): o oposto daquilo que a Virgem Maria foi, como santa.

 José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário