Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Como ter um bom saber empírico?

1) Mais importante do que ler é fazer com que o ensinamento fique sempre na própria carne e se articule com outros saberes que você vai internalizando na carne ao longo de uma vida inteira. Se não houver a presença do Jesus eucarístico em você, essa metanóia não ocorre, pois você não converterá conhecimento em sabedoria.

2) Não adianta ler sem meditar. E um dos segredos de uma boa meditação é estar em contemplação - Deus, através do Santo Espírito de Deus, te fará apreciar retamente todas as coisas. E as coisas se dão no tempo dele - e não no nosso.

3) Eu li muito durante a adolescência - tive toda uma vida pré-universitária para aprender o que precisava aprender, pois este foi o tempo para plantar. Adquiri muito conhecimento empírico, aprendendo pelos livros e observando a experiência de outros homens. Passei uma faculdade inteira sem ler - a coisa era tão corrida que mal tinha tempo para estudar direito e a empiria que adquiri me salvou de muita coisa.

4) Com a idade, e com a ajuda do Olavo, eu converti toda a minha experiência em História em experiência filosófica. Faz um tempo que não leio um livro completo, mas nem por isso sou um idiota completo. Graças ao conhecimento empírico e ao Santo Espírito de Deus, eu fui capaz de escrever quase 2400 artigos - artigos esses de qualidade, frutos de uma vida voltada a estudar a realidade e a contemplar a verdade dentro da conformidade com o Todo que vem de Deus.

5) Tudo o que aprendo vem do que os meus pares falam. Eu aprendo tudo por osmose. Só me aproximo dos melhores e me afasto dos que são ricos em sabedoria humana dissociada da divina. É só isso - eis o meu segredo para se ter uma boa empiria.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 2 de agosto de 2016 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário