Pesquisar este blog

sábado, 20 de agosto de 2016

O que os comunistas querem dizer por "transformação"?

1) Em química, existe esta célebre lição: na natureza, nada se cria, nada se perde, pois tudo se transforma.

2) Transformação implica a passagem de um ciclo para outro ciclo ou de um vir-a-ser em ser. No sentido latino do termo, Revolução é quando um ciclo termina para dar lugar a um novo ciclo. Esses ciclos não se esgotam, pois se renovam continuamente. As coisas que decorrem da conformidade com o Todo que vem de Deus são eternas - e como criaturas, nós temos uma fração dessa eternidade.

3) Digamos que eu esteja a plantar maçãs: do broto da macieira até a colheita, eu tenho um ciclo; do que é colhido até a fabricação de suco de maçã industrializado, outro ciclo; do comércio até o consumo, mais um ciclo. As macieiras geram descendentes férteis e o ciclo pode prosseguir eternamente, estando assim as coisas.

4) No sentido germânico do termo, revolução implica ruptura violenta - e isso se faz através de crime como um roubo ou um assassinato. Por conta disso, aquilo que é destruído precisa ser substituído por algo do mesmo gênero, quantidade e qualidade. E isso nem sempre é possível, pois cada pessoa é única, assim como são únicas as circunstâncias pelas quais devemos tomar o nosso país como se fosse um lar, em Cristo.

5) Quando vierem com esse argumento de transformação social, é preciso ter em mente que eles não estão falando no sentido latino do termo, que implica renovação, mas em ruptura violenta, nos mesmos moldes da reforma protestante - isso implica substituir uma coisa, destruída, por outra. Como os que têm mentalidade revolucionária são ricos em sabedoria humana dissociada da divina, isso significa dizer que eles vão destruir aquilo que decorre da conformidade com o Todo que vem de Deus de modo a colocar alguma coisa no lugar, coisa essa que não sabem o que é. Se nem mesmo Marx sabia o que era socialismo, muitos menos tudo isso que decorreu da Revolução de 1968.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário