Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Pessoalidade sistemática é distributivismo e não é sinônimo de impessoalidade, de insolidarismo, de atomização dos indivíduos

1) Se prestação de serviço é algo que se faz de pessoa a pessoa, então prestar esse serviço de maneira organizada se funda no fato de que está havendo pessoalidade sistemática.

2) A pessoalidade sistemática não quer dizer impessoalidade. Todos da minha comunidade paroquial conhecem meus serviços e minha pessoa, assim como conheço cada uma das pessoas que toma os meus serviços. E servir dessa forma leva necessariamente a um distributivismo, dado que é caridade sistemática.

3) Num sistema de pessoas virtuosas, uma pessoa, dentro da conformidade com o Todo que vem de Deus, age como uma peça nessa engrenagem, cuja função é servir às outras peças, dentro daquilo que é da sua circunstância. E aquele que serve também servido, já que a peça B, dentro de sua função, serve à A naquilo que A não é capaz de fazer, pois está fora de sua competência.

4) Pessoalidade sistemática leva, pois, a uma interdependência. E a interdependência é essencialmente vida comunitária fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus. O contrário disso, a impessoalidade, nega o senso de comunidade, pois cria um sistema de solidariedade tão insolidarista que o indivíduo se vê atomizado - e isso é, pois, um tipo de solidariedade mecânica, algo que é, pois, totalitária, pois edifica liberdade para o nada.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 23 de agosto de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário