Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Por que uso a expressão "viver a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus"?"

1) A expressão "conforme o Todo que vem de Deus" vem de aulas que ouvi do Padre Paulo Ricardo. Católico, em grego, significa necessariamente isso.

2) A vida em conformidade com o Todo que vem de Deus vem do coração e das atitudes e não do nominalismo, como fazem os protestantes. Alguns católicos se prendem muito ao termo "catolicismo", sem entender plenamente o seu real significado. Ficam presos num formalismo oco, jogando toda uma tradição rica para o nada. Afinal, essa gente não vive a palavra, mas regurgita um doutrinarismo odioso, tal como vemos nos famigerados radtrads.

3) Como disse o professor Olavo, nós cremos, pois confiamos no Deus feito homem que veio ao mundo para nos salvar do pecado - e de suas atitudes nós pudemos desenvolver princípios de vida, divinamente inspirados numa sã doutrina. O que não podemos fazer, como fazem os radtrads, é partir para um doutrinarismo, apegando-se numa sola traditio da mesma forma como se apegam ao formalismo da sola sriptura ou da sola fide.

4) Para se viver a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus, você precisa pedir constantemente a ajuda do Santo Espírito de Deus de modo a apreciar retamente todas as coisas. Assim, teremos a sua eterna consolação, pois Cristo nos entenderá com carinho e com ternura.

5) Antes de escrever, eu costumo fazer exame de consciência antes e depois de cada escrito - além disso, eu aceito tranquilamente que me corrijam, naquilo que estiver errado. Afinal, é a Cristo que sirvo e não a mim mesmo. Por isso que tento me despir de todas as vaidades da melhor maneira que posso, pois eu sou um mísero pecador. Se a sinceridade implica a presença da pessoa ante aquilo que é eterno, então a vida nessa conformidade com o Todo que vem de Deus pede necessariamente essa presença ante ao Divino Pai Eterno. Afinal, para a pátria do Céu um dia iremos.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 18 de agosto de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário