Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Quando se tem um calendário internacional de feriados, você descobre outros feriados a ponto de descobrir mais sobre os outros lugares que você ama - o caso do dia 14 de fevereiro na Polônia

1) Por conta da JMJ que houve em Cracóvia, eu tive a oportunidade de aprender um pouco de polonês com o meu pároco na minha paróquia. Com o apoio do tradutor do Google e com o apoio de toda a doutrina que desenvolvi sobre o senso de tomar vários países como um lar em Cristo (nacionismo), eu fui fazendo amizade com os poloneses na rede social - inicialmente no finado Twoo e depois no Facebook.

2) Com o passar dos anos, fui conhecendo mais poloneses e ampliando meu vocabulário no idioma de São João Paulo II - e com o tempo fui entrando em comunidades polonesas especializadas em estudo da história polonesa.

3) Duas coisas me aconteceram já em fevereiro deste ano: a primeira delas é que eu conheci uma polonesa muito católica. que bateu à porta do meu perfil puxando conversa comigo - e a conversa foi excelente, por sinal, pois ela foi fundada em Cristo. A segunda aconteceu hoje, neste dia 14 de fevereiro: enquanto estava em outros sites de relacionamento respondendo a algumas pessoas relativas ao dia de São Valentim, a comunidade dedicada aos estudos da História da Polônia estava comemorando o dia do exército nacional, exército este que lutou contra o comunismo e contra o nazismo na Segunda Guerra Mundial de modo a preservar os verdadeiros valores poloneses, fundados na conformidade com o Todo que vem de Deus.

4) No lugar de comemorar o dia do Exército Brasileiro, que é uma instituição cheia de tradições inventadas, de natureza traiçoeira e revolucionária, que justifica seu nacionalismo bananeiro e caricato na mentira do Bonfiácio de que o Brasil foi colônia de Portugal, eu prefiro comemorar a data de um Exército de Heróis de verdade, de uma instituição que se revelou a partir do melhor que a Polônia tem de bom, nos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo - imitando o exemplo da nossa histórica Ordem de Cristo, que fundou este país.

5) É como eu disse para os meus pais: enquanto o culto à Santa Cruz não volta à caserna, a ponto de ressurgirem ordem militares cristãs que façam restaurar a nobreza no país, a ponto de valorizarem novamente as razões pelas quais esta pátria foi fundada, a monarquia não voltará, pois sem um exército de homens de elevada virtude moral e de coragem ímpar, a gente não vence as lutas mais difíceis, a ponto de tomar este país como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo em face das dificuldades, como aconteceu na Polônia, em tempos de comunismo.

6) Foi através do feriado de São Valentim que eu descobri este feriado da Polônia - para quem toma este país como um lar em Cristo da forma como venho tomando, isto foi um ganho sobre a incerteza, neste vale de lágrimas que o Brasil de hoje se tornou.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 2024 (data da postagem original).

Um comentário:

  1. Ótima maneira de aprender polonês amigo. Mas gostaria de saber como você aprende a parte gramatical do idioma ? Utiliza alguma gramática ? Pode me recomendar ?

    ResponderExcluir