Pesquisar este blog

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Notas sobre os custos de oportunidade à luz da economia

Oportunidade: circunstância favorável para a realização de algo.

custos: em contabilidade, são as medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo tem de arcar a fim de atingir seus objetivos, seja a produção de um bem ou serviço, mediante a utilização de outros bens ou serviços.

1.1) Se economia é a ciência da ação humana, onde a escolha dos meios adequados vai determinar o atendimento pleno ou não dos nossos desejos, então devemos lidar com os casos que favorecem ou desfavorecem o atendimento desses desejos. Quando os casos são favoráveis, temos os chamados custos de oportunidade, uma vez que eles decorrem de ações e omissões úteis que concorrem com o nosso esforço pessoal, de tal sorte que essas ações, por si mesmas, constituem um bem complementar que favorece à produção dos bens que são próprios da nossa atividade-fim.

1.2) Um exemplo disso são os incentivos fiscais à produção de alguma coisa - a primeira fábrica que se instalar no território onde tais benefícios são concedidos pelo governo já recebe um ganho sobre a incerteza em matéria operacional, a ponto de gozar de isenção tributária por certo número de anos, legislação trabalhista mais amigável para o empreendedorismo ou mesmo facilidade para a aquisição do terreno de instalação da fábrica bem como as maquinarias necessárias ao desenvolvimento de uma atividade econômica organizada. Como tudo isto tem finalidade produtiva, então isto entra no custo contábil da fábrica - como isto vai se dar nos primeiros anos da instalação da fábrica, no processo de instalação de uma atividade econômica organizada, então isto vai ser considerado um investimento produtivo.

2) O banco que empresta dinheiro à esta fábrica de modo que esta se instale na localidade e produza riqueza para muitos acabará colhendo juros maiores, por conta dessa facilidade decorrente desses incentivos fiscais dados pelo governo. E o dinheiro colhido desse empréstimo produtivo certamente acabará gerando novas oportunidades de negócios, se houver circunstâncias favoráveis para que isto ocorra.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2024 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário