1.1) Profeta é a pessoa através da qual Deus fala e age.
1.2) Todo padre morre para si de tal modo que Deus aja através dessa pessoa - por isso, o padre é necessariamente um profeta. Se ele cumpre seu propósito, então ele é um santo, um exemplo a ser seguido.
2.1) Se a profecia usa métodos de produção e classificação de conhecimento de modo que o ensinamento seja mais convincente e mais veraz, aí já é ciência. E neste ponto, o padre, além de profeta, é cientista.
2.2) Por isso, a profética é também patrística, pois Deus falou através deles de modo que ninguém renegasse aquilo que decorre da conformidade com o Todo que vem de Deus.
3.1) Todo profeta que estabelece uma atividade econômica organizada de modo a promover a santificação através do trabalho, a ponto de promover uma pastoral que faz com que as pessoas consigam encontrar um emprego por meio dela e um sentido para a vida, está a praticar a economia da salvação. E na economia de salvação, o ganho sobre a incerteza é usado para a promoção do bem comum, favorecendo a integração entre as pessoas, aponto de juntas amarem e rejeitarem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.
3.2) O padre que age nesta seara é o verdadeiro economista, pois está semeando o senso de tomar o país como um lar em Cristo, a ponto de este servir de escola para a pátria definitiva, que se dá no Céu.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário