Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Notas sobre a consciência

1) Damos o nome de consciência quando a lei de Deus encontra pleno cumprimento no corpo e na alma do cristão, a ponto de chamá-lo para a ação no sentido de imitar a Cristo em tudo aquilo que é virtuoso, a ponto de colaborar de maneira decisiva para o aperfeiçoamento da comunidade política dos que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento com aquilo que tem de melhor: os seus dons.

2.1) Eu tenho o dom de escrever - foi o dom que Deus me deu.

2.2) Eu vou manejando as palavras de tal maneira a dizer aquilo que Deus quer que eu diga para o meu próximo, ainda que esteja em terras distantes.

2.3) O que escrevo semeia consciência reta, vida reta e fé reta, a ponto de a literatura ser uma arte servil no tocante a servir liberdade pautada na verdade, na conformidade com o Todo que vem de Deus, uma vez que a arte é liberal em Cristo, por Cristo e para Cristo. Por conta disso, eu me torno um profeta, pois Deus age no meu trabalho.

3.1) Para que eu me aprimore no meu trabalho, devo estudar a arte de bem dizer as coisas de modo a fazer isso de uma maneira melhor.

3.2) Se faço isso de maneira organizada, então o estudo da língua portuguesa e de toda literatura produzida nessa língua se torna uma verdadeira ciência. E se, na qualidade de escritor, eu sou professor de uma nação inteira, então eu sou cientista, além de profeta, pois provo o sabor das coisas de modo a ficar com o que é conveniente e sensato, uma vez que essas coisas apontam para Deus. Eis o verdadeiro saber.

4) Se o que escrevo fomenta consciência nas pessoas, a ponto de agirem no mundo de modo que Deus seja promovido em tudo quanto é canto então eu fomento cultura. E a consciência é uma chamada para a ação fundada nesta trindade: profecia, ciência e cultura.

5.1) Nunca diga as coisas fundadas no amor de si até o desprezo de Deus. A escrita é uma arte liberal; quando está em santa escravidão, ela promove o belo, fundado no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.

5.2) Descubra sempre os outros e diga as coisas sempre tendo por guia o Santo Espírito de Deus - só assim que você ativará sistematicamente o órgão da inteligência das pessoas de modo a viverem a vida na conformidade com o Todo que vem de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de dezembro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário