Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Notas sobre o surgimento das primeiras guildas

1) O conhecimento da natureza leva à domesticação de plantas e animais, a ponto de se dividir em duas especializações: agricultura e criação de animais.

2.1) Quando você faz da agricultura ou da criação de animais um atividade econômica organizada, nós estamos lidando com seres vivos, capazes de se reproduzir.

2.2) Por isso mesmo, relações de confiança podem ser desenvolvidas de modo a fomentar empréstimos e pagamento de juros, uma vez que os animais e sementes plantas emprestados acabavam levando ao desenvolvimento de novas raças de animais ou plantas a ponto de gerarem um rebanho de melhor qualidade, havendo assim um ganho sobre a incerteza. A partir de matrizes de melhor qualidade, podemos obter melhor lã, melhor couro, melhor leite, trigo de melhor qualidade e muitas outras coisas.

3.1) Famílias inteiras, comunidades inteiras se dedicavam à agricultura ou à criação de animais enquanto atividade econômica organizada, por conta da geografia privilegiada.

3.2) Essas famílias se associavam por meio do casamento e aprendiam com outras famílias segredos profissionais, a ponto de se tornarem uma classe profissional, que faz da missão de prover alimento para o corpo e para alma de uma comunidade inteira sua principal vocação, a ponto de se santificarem através desse trabalho - e a responsabilidade de alimentar toda uma comunidade que ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento é uma responsabilidade pesada, cujo fardo se torna suave através da fé n'Aquele que é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, a ponto de todo esse trabalho ser gratificante e enobrecedor. Eis o nascimento das guildas.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 6 de dezembro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário