1) Eric Voegelin falava que o cristianismo é mito verdadeiro. A presença de Cristo é tão impressionante que seu nascimento pode ser tomado como um verdadeiro milagre, a ponto de dispensar a busca, da parte de quem vive a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus, por um Jesus histórico.
2) O mito de Ourique é mito verdadeiro de mito verdadeiro. Ainda que me digam que estou construindo um castelo em torno de algo que carece de credibilidade histórica, uma vez que a historiografia se reduziu a tão-somente materialismo documental, o fato é que esse mito é tão impressionante que me fez compreender a razão pela qual eu nasci no Brasil e qual é a relação que tenho com esta terra, pois o que aprendi na escola era destituído de sentido, já que a historiografia brasileira é toda fundada na fraude.
3) Tal como o milagre que foi o nascimento de Jesus, o milagre da aparição do Crucificado de Ourique a D. Afonso Henriques dispensa qualquer prova documental, pois nos deu um motivo para tomar o país como um lar em Cristo, apesar de todos os desmandos totalitários que reinam nesta Terra de Santa Cruz. E é em torno disso que se edificará uma resistência contra todo o mal e contra todo o conservantismo de matriz revolucionária que está a corroer as razões de ser desta terra enquanto terra cristã, que vive a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário