1) Note o leitor que, em toda a Bíblia, não existe uma história
puramente individual no sentido estrito do termo, a ponto de fazermos da
Bíblia uma interpretação particular, voltada a beneficiar nossos
interesses egoístas.
2) Toda a história sagrada, mesmo no âmbito mais doméstico e familiar (Abraão, Ruth, etc), só encontra sentido quando integrada no todo do "povo de Deus", a ponto de todos viverem a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus.
3.1) Não há na Escritura liberdade religiosa, livre mercado (comércio é proibido aos sábados) ou qualquer existência que se afirme por si mesma longe das relações com a comunidade e desta com Deus. Digo mais: se observarmos a história do rico e de Lázaro, vemos que o conceito capitalista - de uma existência voltada para si l e fechada ao relacionamento e a responsabilidade para com o próximo - é castigada com o inferno.
3.2) E esse fechamento leva à gnose, pois divide o mundo entre eleitos e condenados.
Edmundo Noir
Facebook, 19 de outubro de 2018.
2) Toda a história sagrada, mesmo no âmbito mais doméstico e familiar (Abraão, Ruth, etc), só encontra sentido quando integrada no todo do "povo de Deus", a ponto de todos viverem a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus.
3.1) Não há na Escritura liberdade religiosa, livre mercado (comércio é proibido aos sábados) ou qualquer existência que se afirme por si mesma longe das relações com a comunidade e desta com Deus. Digo mais: se observarmos a história do rico e de Lázaro, vemos que o conceito capitalista - de uma existência voltada para si l e fechada ao relacionamento e a responsabilidade para com o próximo - é castigada com o inferno.
3.2) E esse fechamento leva à gnose, pois divide o mundo entre eleitos e condenados.
Edmundo Noir
Facebook, 19 de outubro de 2018.
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