Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Se a amizade é a base da sociedade política, então a integração entre aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento se dá pelo distributivismo

1) Para quem não tem experiência em atividade econômica organizada, o primeiro passo é começar esta atividade como um hobby, como um acessório que te prepara espiritualmente para a sua atividade principal: a de nacionista.

2.1) No meu caso, eu faria da agricultura meu hobby, tal como faço com digitalização de texto.

2.2) Mando fazer uma estufa e começo plantando alguma coisa interessante de modo a que seja usada em casa, para consumo próprio. Quando começar a ter excedente, a ponto de não ser capaz de consumir tudo o que produzo, aí eu destino uma parte para a minha família - e com isso as despesas de supermercado dos meus pais são reduzidas.

3.1) Durante o processo de tomada do condomínio onde moro como sendo um lar em Cristo, é parte da cortesia da casa oferecer aos meus visitantes um pouco daquilo que produzo experimentalmente na fazenda do meu futuro sogro. Se eles gostarem, então começo a produzir para eles também consumirem.

3.2) Com isso, os custos com supermercado dos meus pares também serão reduzidos - o que faria a atividade experimental se tornar cada vez mais profissional e organizada, a ponto de fazer toda uma comunidade condominial depender da livre iniciativa agrícola que estou promovendo, posto que os laços com os meus pares estarão cada vez mais fortes, o que faz com que o país seja tomado como se fosse um lar de maneira mais sistemática, já que eu acabei por meio da cortesia distribuindo as boas iniciativas da fazenda. Eis algo que favoreceria a integração entre as pessoas.

4.1) A economia de livre mercado pressupõe um encontro de pessoas livres em Cristo, que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.

4.2) Se amo os meus pares como um espelho de meu próprio eu, então eu vou me empenhar de modo a servir a eles da melhor maneira possível, pois também desejo o melhor aos meus próximos - é uma forma de dizer que eu os amo tal como Jesus nos amou. Por isso faço da cortesia uma maneira de distribuir essas coisas a quem ama e rejeita os mesmos valores.

4.3) Afinal, se a amizade é a a base da comunidade política, então é pelo distributivismo que você agrega essas pessoas, por meio de um mercado comum. E neste ponto você se torna um corretor espiritual, aproximando uns aos outros de modo a que esse mercado acabe se diversificando.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de abril de 2017.

Postagens relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2014/01/da-amizade-como-base-para-sociedade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário