Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Notas sobre a importância da agricultura em estufa

1) Como um dos fundamentos do distributivismo é a economia familiar, então uma produção em pequena ou média escala pode ser dar por meio de estufas.

2) Digo isso porque na estufa a temperatura e clima estão controlados - o que em tese protege a cultura dos fungos, se houver um bom controle. Além disso, a estufa protege as plantas das pragas e das intempéries, como seca, geadas, granizo e outras coisas feitas em campo aberto, o que mitiga os riscos da atividade agrícola, reduzindo assim os custos com seguro bem como os custos com defensivos.

3.1) Se houver algum mecanismo que permita que as abelhas e outros agentes polinizadores entrem no recinto de modo a polinizar as plantas, ótimo. Neste ponto as janelas da estufa devem estar abertas de modo a que façam o seu trabalho e voltem para o lugar de onde vieram.

3.2) Se for possível praticar apicultura de modo a complementar a atividade agrícola, então isso será uma excelente medida, pois teremos um manejo integrado, uma vez que as flores são o órgão reprodutivo das plantas, o que gerará os frutos dos quais extraímos as sementes que nos são tão necessárias para a continuação do ciclo.

4.1) Outra grande vantagem da estufa está na climatização de plantas. Posso plantar coisas de outros lugares de modo a fiquem bem acondicionadas no lugar onde vivo - essa experiência que não pode ser feita em campo aberto, a menos que estejam bem aclimatadas, de modo a possam suportar as intempéries de um campo aberto, assim como a todos os riscos inerentes da agricultural comercial.

4.2.1) Se eu tomo dois lugares como parte do mesmo lar em Cristo, então a estufa acaba servindo de intercâmbio de modo a que tenha algo de outro país no meu lugar, substituir a importação por produção local e distibuí-la a todos os que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, o que nacionaliza o produto por força do amor ao próximo, ao se servir a ele.

4.2.2) E neste ponto a estufa acaba virando um símbolo de nacionidade, pois a economia familiar acaba adquirindo nuances que preparam o caminho para a economia comercial, ao preencher os requisitos da teoria dos círculos concêntricos - quanto mais servimos aos nossos semelhantes, mais legitimidade teremos para servir a uma escala maior, dado que os riscos estarão garantidos, por meio de gente que estará disposta a assegurar o trabalho, por conta de confiar no que faço, por ser essencial à economia da cidade, da região ou de um país inteiro, por exemplo

4.2.3) Além de ser liberdade fundada em bom propósito, é também uma liberdade protegida, visto que é dentro do ambiente do lar que todas as novas experiências se desenvolvem, por meio da sustentabilidade, já que é amparado na verdade. Se fosse algo fundado no amor ao dinheiro, a liberdade seria voltada para o nada, por conta da ganância, e a sustentabilidade seria voltada para o nada, com base num odioso conservantismo.

4.2.4) Se o livre comércio é defendido em argumentos abstratos, então o protecionismo será uma antítese em termos abstratos - e isso é inócuo, uma vez que não dá para ser síntese em termos abstratos, por ser fora da realidade.

5.1) Bom mesmo é o caminho do meio - se a liberdade se move por meio da verdade, então ela precisa ser protegida, já que a fazenda é também igreja doméstica.

5.2) E só por meio disso que temos algo sustentável, posto que se funda na verdade - e não há algo mais concreto do que tomar o país como um lar em Cristo, servindo aos nossos semelhantes como parte da família.

5.3) Se serei rei do gado ou mesmo rei da agricultura em estufa, então o segredo desse sucesso se dará porque servirei sistematicamente aos meus semelhantes, tomando meus clientes como espelhos de meu próprio eu - tal como faria com alguém que é da minha família, por amar e rejeitar as mesmas coisa, tendo por Cristo fundamento.

5.4.1) Embora eu tenha um tio que foi engenheiro agrícola, eu não tenho a menor experiência com agricultura. Se tivesse a oportunidade de poder fazer esses experimentos, eu faria isso no sítio do meu futuro sogro (afinal, sinto-me feliz com a Madu e espero que ela cuide de mim e de nossos filhos).

5.4.2) Afinal, quero muito aprender essas coisas e ajudar a família da minha amada nisso, mesmo que não tenha habilidade manual alguma.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de abril de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário